terça-feira, 30 de janeiro de 2018

30 de janeiro - Dia da Não Violência II

O Dia Escolar da Não Violência comemora-se anualmente a 30 de janeiro.

 Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi (1869 – 1948) que conseguiu que a Índia se tornasse independente sem nunca ter tido uma atitude violenta.
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência.
Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade são preocupações deste dia.
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos que podem causar danos, tanto físicos como psicológicos à vítima.
Esta prática é frequente em ambientes escolares, influenciando a aprendizagem dos alunos.
Há que perguntar como é que isto se passa e porque é que acontece? Acontece por causa da forma de ser, acontece por causa da roupa que se usa, por causa das avaliações e, pior, acontece quando se usa o que se conhece sobre a família do aluno que é vítima, para o magoar, para o diminuir perante os outros.
Em 2015, o número de estudantes envolvidos em casos de bullying em Portugal rondava os 240 mil.
Os autores destas práticas, usando o seu poderio físico, ameaçam os outros em redor para que não haja denúncias, quando as vítimas mais precisam de ajuda. Julgam-se fortes com as suas ações. Gandhi afirmava que pior que aqueles que praticavam o mal era o silêncio dos bons que não denunciavam os autores do mal.
Que adultos serão estes jovens?
É compreensível o medo que eles provocam, por isso é necessário ser-se inteligente e não deixar de denunciar a violência que se vê. Se nada se fizer nada melhorará.
Quando se procuram ações para combater a violência e o bullying, os seus praticantes podem ignorá-las, podem rir-se delas mas no fim serão os praticantes da paz que ganharão. Coragem é uma característica dos mais fortes mesmo que sejam mais fracos fisicamente, porque não respondem à violência com violência!

Dia 30 de janeiro celebraremos o Dia da Não Violência Escolar: traz uma fita, um laço ou um lenço branco no braço esquerdo!

Pensamentos de Mahatma Gandhi

“Tu nunca sabes que resultados virão da tua ação. Mas se nada fizeres não existirão resultados”.

“O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.”

“Olho por olho e o mundo acabará cego”.

“O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisam de humilhar os outros para se sentirem fortes”.

“A vitória alcançada pela violência é o equivalente a uma derrota, pois é passageira”.

“A força de um homem e de um povo está na não violência. Experimenta!”

“Primeiro ignoram-te, a seguir riem-se de ti, depois lutam contra ti e no final tu ganhas”.

“O pior das coisas más nas pessoas é o silêncio dos bons”.




Sem comentários:

Enviar um comentário